Paulo Ruzene
O Vazio da Lousa:
Um Abismo na Educação Brasileira

O Vazio da Lousa: Um Abismo na EducaçãoBrasileira
Por Paulo Ruzene
Prezado leitor,
Como professor atuante no segmento da Educação de Jovens e Adultos (EJA) e também com estudantes do ensino regular, tenho testemunhado de perto realidades preocupantes que se desenrolam diariamente em nossas salas de aula. Minhas experiências revelaram dois pontos críticos, sendo um deles de fácil percepção: o agravamento da defasagem dos discentes a níveis alarmantes. No entanto, é o segundo ponto que me deterei, pois ele aponta para um abismo ainda mais profundo na educação brasileira.
A questão central que emerge é: diante da crescente defasagem dos alunos, quais caminhos devemos seguir? Seria a solução um aumento no repasse de recursos para escolas e universidades? Um aprimoramento na formação continuada dos professores? Ou talvez a ampliação do tempo de permanência dos alunos nas instituições de ensino? As indagações sobre como otimizar as condições de ensino são inúmeras e complexas.
É notável o volume significativo de recursos financeiros destinados a estados e municípios para a educação. Em minha análise, temos verba em quantidade considerável, o que nos leva a questionar a eficácia de sua aplicação.
Paralelamente, observo que as grandes instituições de ensino superior no Brasil parecem se distanciar da realidade prática do país. Temas abordados, mesmo quando simplificados para os estudantes, muitas vezes resultam em questionamentos como "Professor, para que serve isso mesmo?", evidenciando uma falta de conexão com as necessidades e o cotidiano dos alunos.
Por fim, a ideia de expandir o tempo dos alunos em sala de aula, embora válida, não é por si só uma garantia de melhoria na qualidade do ensino. O aumento da carga horária sem uma revisão pedagógica e estrutural aprofundada pode não gerar os frutos esperados.
Deixo estas reflexões para sua consideração, com o propósito de, em um futuro próximo, abordar especificamente as condições de trabalho dos professores, um tema de igual importância para a construção de uma educação mais robusta e eficaz.
Um abraço, até a próxima!
Pare & Pense.
Paulo Ruzene
Pós-graduado em Filosofia e Ensino da Filosofia
Teólogo, Geógrafo e Pedagogo
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