Com baixo estoque de sangue, Hemocentro de Taubaté faz apelo por doadores; saiba como doar

Estoques de sangue caem e preocupam em Taubaté
O Hemocentro de Taubaté fez um apelo, nesta quinta-feira (17), para que doadores de sangue possam se dirigir à unidade para realizar a doação neste mês de julho.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 Vale do Paraíba e região no WhatsApp
Segundo a agente de captação de doadores, Andréia Marta da Silva, a meta mensal é de 1,6 mil bolsas de sangue por mês, mas a média tem sido de 1,2 mil.
"Neste mês de julho nós não atingimos a quantidade ideal. Nessa primeira quinzena foi bem baixo o número de doadores. Precisamos de doadores para atender 25 hospitais em toda a região metropolitana do Vale", afirmou.
Ainda de acordo com ela, neste mês, devido às férias e ao inverno, a tendência é que o número fique abaixo da média.
"Mês de julho é um período sempre crítico, mês de férias, as pessoas estão nas outras atividades, viajando, ou até por causa do friozinho [estão] mais reclusas em casa, então deixam a doação de sangue e outras atividades um pouco de lado, além das doenças típicas de inverno, crises respiratórias, porque a pessoa que está com alergia não pode doar sangue então a gente perde esse doador por alguns dias", acrescentou.
Todos os tipos sanguíneos são aceitos, mas um dos principais é o "O negativo".
"Todos os tipos sanguíneos são importantes. Inclusive o doador nem precisa saber a tipagem sanguínea dele para vir doar. Ele vai vir pela primeira vez e vai ficar sabendo, vai ter a carteirinha de doador depois da doação. O 'O negativo' é estratégico porque, quem tem o sangue 'O negativo', é compatível com todos os outros tipos", finalizou.
O Hemocentro de Taubaté está localizado na Rua Inglaterra, nº 190, no bairro Jardim das Nações. Ele funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 16h.
Com baixo estoque de sangue, Hemocentro de Taubaté faz apelo por doadores
André Bias/TV Vanguarda
Doação de sangue
Divulgação/Prefeitura de Volta Redonda
Veja mais notícias do Vale do Paraíba e região bragantina
COMENTÁRIOS