Cidade mineira se torna modelo nacional em preservação ambiental

g1.globo.com
Cidade mineira se torna modelo nacional em preservação ambiental


Extrema ganhou projeção nacional por causa da preservação ambiental. Desde 2005, o município desenvolve o programa Conservador das Águas, uma iniciativa pioneira que transformou a relação entre meio ambiente e desenvolvimento rural.
A seguir, destacamos os diferenciais do programa Conservador das Águas. Entre outras curiosidades. Acompanhe tudo aqui neste especial “O que fazer em Extrema (MG)”.
Conservador das Águas em Extrema MG
Divulgação
O programa é reconhecido por instituições nacionais e internacionais como um dos primeiros projetos municipais de pagamento por serviços ambientais (PSA) no país. Na prática, Extrema recompensa financeiramente produtores rurais que preservam matas ciliares, nascentes e áreas estratégicas para o abastecimento hídrico da região.
“A ideia é simples, mas poderosa: quem cuida da água, cuida da vida - e deve ser valorizado por isso”, resume o projeto.
O que é Conservador das Águas
O nome do programa desperta curiosidade, mas seu significado é direto: trata-se de um conjunto de ações para conservar a água desde a nascente. Isso inclui recuperar áreas degradadas, plantar árvores nativas, controlar a erosão do solo e proteger o entorno dos rios e córregos.
Conservador das Águas em Extrema MG
Divulgação
Criado em 2005, o Conservador das Águas foi o primeiro projeto de PSA implementado por uma prefeitura no Brasil. Ele funciona com base em contratos voluntários com os proprietários de terras: o município oferece apoio técnico e financeiro para que os produtores realizem práticas sustentáveis, como cercamento de nascentes e reflorestamento.
Ao longo de quase duas décadas, o programa já recuperou mais de 2 mil hectares de vegetação nativa e protegeu mais de 500 nascentes, segundo dados da Prefeitura de Extrema. Os resultados são visíveis: melhoria da qualidade da água, aumento da infiltração no solo e maior segurança hídrica para a região.
Referência
O sucesso do Conservador das Águas fez com que Extrema se tornasse referência em políticas ambientais. Diversas cidades brasileiras, como Joanópolis (SP), Brumadinho (MG) e São Bento do Sapucaí (SP), adotaram projetos inspirados no modelo mineiro.
Conservador das Águas em Extrema MG
Divulgação
O programa também já recebeu prêmios importantes, como o Prêmio ANA (Agência Nacional de Águas) e o Reconhecimento da ONU-Habitat por boas práticas de gestão ambiental.
Além dos resultados ambientais, o Conservador das Águas melhora a renda e a qualidade de vida no campo, mostrando que é possível unir preservação e desenvolvimento econômico.
Conservador das Águas em Extrema MG
Divulgação
Curiosidades sobre o termo
“Conservador” remete à ideia de guardar, proteger e manter os recursos naturais - enquanto “das Águas” destaca o foco principal: a proteção dos mananciais e nascentes.
O sucesso do nome é tanto que ele virou marca registrada da cidade, reforçando sua identidade ambiental e sustentável.
Extrema está inserida na bacia do Rio Piracicaba, seu principal rio é o Jaguari. As águas “produzidas” na bacia do Jaguari integram as represas do Sistema Cantareira, responsável por mais de 50% do abastecimento de água da região metropolitana de São Paulo, bem como de outros municípios pertencentes à Bacia do Rio Piracicaba.
“Criado em 2005 por meio da Lei Municipal nº 2.100, o Projeto Conservador das Águas tem como principal objetivo proteger os mananciais de Extrema e promover a adequação ambiental das propriedades rurais, com foco em ações preventivas e sustentáveis”.
Principais metas do projeto
Aumento da cobertura florestal nas sub-bacias hidrográficas, com implantação de microcorredores ecológicos.
Redução da poluição difusa rural, combatendo a sedimentação, eutrofização e a ausência de saneamento nas áreas rurais.
Promoção do manejo integrado do solo, da vegetação e da água na bacia do rio Jaguari.
Sustentabilidade socioeconômica e ambiental das práticas implantadas, por meio de incentivos financeiros aos produtores rurais.
Extrema: turismo e sustentabilidade
Extrema se consolida como uma cidade modelo em gestão ambiental. A combinação de políticas públicas inovadoras, envolvimento comunitário e educação ambiental faz com que o município una duas vocações: preservar e inspirar. O exemplo de Extrema mostra que soluções locais podem gerar impactos globais.
Conservador das Águas em Extrema MG
Divulgação
Vai viajar quando?
Programe-se com antecedência para viajar para Extrema (MG). Você pode entrar no site Extrema Tur ou CIT - Centro de Informações Turísticas. WhatsApp (35) 3435-3711 para tirar possíveis dúvidas. Aqui em “O que fazer em Extrema”, reunimos dicas e informações relevantes para a sua próxima viagem na região. Fique de olho!




COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.